domingo, 2 de setembro de 2018

Portaria virtual: como funciona e as suas vantagens

Portaria virtual: como funciona e as suas vantagens

Diante das notícias de violência que são repercutidas diariamente, é essencial
contar com boas alternativas de segurança, principalmente em condomínios,
onde o acesso de pessoas é intenso – seja de moradores, visitantes ou
prestadores de serviços.

Pensando nisso, a portaria virtual
é uma forma moderna de
administrar a entrada de saída de
pessoas, além de trazer muitas
vantagens para moradores e clientes.
Você sabe como funciona a portaria
virtual?
Quer conhecer mais sobre suas
 vantagens? Com este post,
você vai ficar por dentro das informações mais importantes sobre o tema. Confira!

O que é a portaria virtual ?

A portaria virtual é uma nova forma de gerenciar portarias, buscando reduzir
as despesas administrativas de condomínios por meio de sistemas remotos
compartilhados de controle. Isso significa que, a partir de uma estrutura
singular, torna-se possível monitorar diferentes condomínios ao mesmo
tempo, o que permite não só compartilhar uma mão de obra mais qualificada,
 mas também reduzir os custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Ela está sendo adotada cada vez mais pois, além de viabilizar uma
importante redução de custos, proporciona largas vantagens de controle e
segurança através da utilização de sistemas tecnológicos que controlam,
por meio de um software centralizado, todo o fluxo de entrada e saída
dos moradores, prestadores de serviços e visitantes. Além do mais,
a Portaria virtual garante as mesmas funções básicas de uma portaria física,
para que o condomínio funcione da melhor maneira possível.

Para que serve a Portaria Virtual?

Este tipo de portaria serve para amparar os clientes na redução de custos e
melhoria de controles a partir de soluções tecnológicas que garantem maior
eficiência para as portarias de condomínios e empresas. É uma solução ideal
para as organizações com baixo fluxo de entrada e saída de pessoas.

Como funciona o sistema?

Através da ePortaria, as entradas e saídas de moradores e visitantes são
monitoradas por um profissional remoto, por meio de um circuito de câmeras
 estrategicamente localizadas, sistema de voz e sistemas de sensores de
presença conectados via internet a uma central de monitoramento. Toda a
liberação de acesso é feita através de procedimentos previamente
estabelecidos. Os moradores podem ter controles, tags ou sistemas de
biometria que permitem o acesso sem a necessidade de liberação da central.
Todos os vídeos e ligações são gravados de forma remota e registrados
em sistema, o que permite que qualquer acesso das pessoas no condomínio
seja devidamente rastreado. Vale dizer ainda que, através deste sistema,
também é possível que o morador tenha mais segurança utilizando um acesso
facilitado.
Em relação ao fluxo de veículos, os moradores possuem sistema de controle
 anticlonagem da garagem, possibilitando que as saídas e entradas sejam
muito mais ágeis e sempre devidamente supervisionados via câmera pela
Central. Um ponto importante é que, se acontecer alguma situação de risco,
é possível que o morador acione a empresa de segurança através do controle
da garagem ou o de acesso. Todos os eventos são registrados de forma
automática no sistema, podendo ser acessados em relatórios diversos.
Em relação à entrega de cartas e mercadorias, geralmente é conveniente
existir um zelador ou auxiliar de serviços gerais durante o horário
comercial a fim de cumprir tais recebimentos, caso o morador não esteja no local.
 As particularidades de cada condomínio deverão ser sempre
consideradas durante o processo de implantação para definição dos
 procedimentos a serem adotados.
No caso de queda de energia ou perda de comunicação, o sistema prevê
contingências que permitem que a ePortaria fique operante por várias
horas. Em casos extremos, se necessário, é encaminhado um funcionário
 para operar a portaria até que a situação seja regularizada.
Esta inovação é indicada para condomínios que contêm até 40
apartamentos. Quando alguém toca o interfone, quem responde é o
operador da Central, que acompanha virtualmente o local durante
24 horas do dia, como se estivesse presente na guarita.

Quais as vantagens da Portaria Virtual?

A ePortaria garante muitas vantagens, sendo as duas principais:

Redução dos custos mensais e do passivo trabalhista

Um grande benefício que a portaria virtual proporciona é a redução de
despesas do condomínio para os moradores e clientes, visto que a
Central consegue administrar várias portarias de uma só vez. Isso
significa que a folha de pagamento do porteiro é eliminada, porque não
será mais necessário o seu serviço de forma integral.
Além disso, o condomínio reduz a possibilidade de passivo trabalhista,
diminuindo a participação da mão de obra na operação de sua portaria.
A diminuição dos gastos mensais permite que os condomínios invistam
em um sistema mais eficiente de segurança, principalmente nos pontos
mais vulneráveis do local. Ou, ainda, pode-se investir em outras áreas,
 como lazer, por exemplo.

Aumento da segurança e do controle

Outra vantagem é que a portaria virtual agrega mais segurança ao condomínio
pois impossibilita a rendição da portaria. Ao invadir um condomínio, o primeiro
 objetivo dos criminosos é controlar a portaria. Em um sistema de portaria virtual
 isso não é possível, pois os profissionais ficam em uma Central remota
devidamente protegida. Além disso, com a redução de custos mensais com
 a mão de obra, é possível incrementar sistemas tecnológicos mais modernos
 de segurança, implantando mais câmeras e sensores de presença, além de
 sistemas de controles remotos com botão de pânico, acionados caso o
 morador perceba alguma situação anormal.
Há também a possibilidade de ter sensores de movimento nas partes
externas e internas do condomínio. Assim, se algum invasor conseguir pular
a proteção perimetral e circular pela área interna, ele poderá ser detectado
imediatamente, às vezes até com sensores de sirene e holofotes acionados.
Com isso, o morador fica menos preocupado porque tudo é relatado
imediatamente.
É importante alertar para o fato de que tudo é devidamente registrado em
um sistema informatizado de controle, permitindo o acesso a qualquer
informação do fluxo de carros e pessoas no condomínio. Assim, por exemplo,
se o morador quiser saber que horas o empregado doméstico saiu, poderá
solicitar um relatório à Central, que irá providenciar a informação.

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