sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Veja como usar um multímetro digital!


Será que a tomada é 110 ou 220? Será que está funcionando corretamente? Será que a pilha ainda está boa? E a lâmpada? Essas e muitas questões podem ser respondidas através do uso de um equipamento barato que pode ser adquirido em casas de material de construção. Veja mais sobre suas características e usos a seguir.
Em sua maioria, os Multímetros digitais são separados para medir grandezas em corrente contínua DC  ou CC, e em corrente alternada AC ou CA, o símbolo é um sinal de “til” (~). A corrente contínua é o fluxo ordenado de elétrons sempre numa direção e constituída pelos polos positivo e negativo, gerado por baterias e pilhas. Já a corrente alternada é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo e composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro), sendo encontrada nas tomadas da rede elétrica.

Os multímetros são vendidos com duas ponteiras, também chamadas pontas de prova, que são dois fios, um preto e um vermelho, com pontas de metal. A preta deve ser conectada no ponto do multímetro indicado com GND ou COM. A ponta de prova vermelha pode ser ligada em outras entradas, mas para a maioria das medidas realizadas, a ligação é feita no ponto indicado com V-W-mA. Essas ponteiras podem ser substituídas por “jacarés” que facilitam na hora de agarrar um fio, por exemplo.



Escala
Para cada grandeza elétrica existem várias escalas, conforme a intensidade do que for ser medido. Por exemplo, entre as várias posições da chave rotativa, podem existir algumas específicas para as seguintes faixas de voltagem: 200 mV, 2 V, 20 V, 200 V e 2000 V. Para medir a tensão da bateria da placa de CPU (em torno de 3 volts), não use a escala de 2 V, pois tensões acima de 2 V serão indicadas como 1,9999 V. Escolha então a escala de 20 V, pois terá condições de fazer a medida esperada. Quando não temos ideia aproximada da tensão que vamos medir, devemos começar com a escala de maior valor possível, pois se medirmos uma tensão muito elevada usando uma escala baixa, podemos danificar o aparelho.
Além do símbolo da grandeza relacionada, podem aparecer os múltiplos associados à unidade de medida, sendo os mais comuns o quilo (k, que indica mil), mega (M, que indica um milhão), e mili (m, que indica a milésima parte).

Medir tensão da tomada é 110 ou 220?

Coloque os cabos, preto no COM e o vermelho em V-W-mA, gire o disco para corrente alternada (AC), use uma escala no maior valor disponível (750 V, por exemplo), encoste as partes de metal das pontas de prova no metal do interior da tomada, uma em cada buraco. O valor que aparecer no mostrador é a medida de tensão. Pode não marcar exatamente o valor porque a rede elétrica não é constante. Pode inclusive mostrar que a tensão está muito abaixo do normal, os aparelhos que estão funcionando com uma tensão abaixo da qual foram projetados, podem ser danificados a curto ou médio prazo.


Medir tensão da pilha, será que a pilha está boa? Será que a bateria do carro está descarregada?

Coloque os cabos, preto no COM e o vermelho em V-W-mA, gire o disco para corrente contínua (DC), usar escala em 20 V, encostar as partes de metal das pontas de prova no metal das pontas da pilha. O valor que aparecer no mostrador é a medida de tensão. Pode não marcar exatamente o valor porque existe uma incerteza na medida. Se estiver perto do valor nominal de 1,2V 1,5 V, 5 v, 9V, 12V no caso da bateria do carro, etc. Se o valor estiver muito abaixo do que indica na descrição da bateria, está na hora de trocar.



Teste de continuidade será que a lâmpada está realmente queimada?

Coloque os cabos, preto no COM e o vermelho em V-W-mA gire disco para resistência (ohms), usar escala no menor valor disponível (200 ohms, por exemplo), encostar as partes de metal das pontas de prova no metal da lâmpada (uma na lateral e outra na parte de baixo). O valor que aparecer no mostrador é a medida de resistência elétrica: se aparecer um valor, significa que está boa; se só aparecer um número 1 e nada mais, ela está queimada (resistência infinita).


Essa grande ferramenta tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido a sua simplicidade de uso e portabilidade.

É sempre bom ter um multímetro por perto para alguma eventual medição, por mais que você não seja técnico, pois também se aplica ao uso domestico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial